A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em parceria com a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta irá promover no próximo dia 24 de agosto, pelas 21 horas, na Casa Manuel de Arriaga, a Conferência “Memórias do Primeiro Presidente da República”, que contará com a participação dos conferencistas convidados, os antigos Presidentes da Assembleia da República, João Bosco Mota Amaral e Jaime José Matos da Gama.
Esta Conferência não constitui um ato isolado, de ritualização da passagem do centenário da publicação do relatório de Manuel de Arriaga “Na Primeira Presidência da República Portuguesa”. Em particular, esta iniciativa vem na sequência natural do movimento desenvolvido pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, ao longo de 15 anos, no sentido de contribuírem para remover os esquecimentos que marcaram o percurso social e político deste ilustre faialense.
Aliás, a obra em apreço não se limita apenas aos anos da Presidência de Manuel de Arriaga, mas penetra nas memórias passadas do autor proporcionando uma vasta compreensão do movimento republicano português, caracterizando uma época política de grande complexidade e, igualmente, a personalidade e o pensamento de Manuel de Arriaga.
As motivações desta obra têm um cunho dramático como assinala o próprio Arriaga no “aviso prévio”. Já em avançada idade e saúde frágil, afirma o desejo de deixar esclarecidos os factos mais importantes da sua magistratura para evitar interpretações erradas e falsas críticas. Os autores do Estudo Introdutório à reedição – Joana Gaspar de Freitas e Luís Bigotte Chorão – consideram que este testemunho memorialista de Manuel de Arriaga constitui “este conjunto de memórias de Manuel de Arriaga”.
A projeção do significado desta obra, agora também numa dimensão de arco histórico da função presidencial, mereceu a atenção do Senhor Presidente da República ao conceder a este centenário o seu Alto Patrocínio.
No decorrer da Conferência será apresentada, ainda, a cátedra Manuel de Arriaga da Universidade Sénior da Ilha do Faial por Carlos Gomes Lobão.
Foto: Direitos Reservados
PALRAA/+central