Campeonato Mundial de Windsurf regressa à baía da Praia da Vitória

cmpvEntre os dias 12 e 19 de novembro, a baía da Praia da Vitória acolhe o Campeonato Mundial de Formula Windsurfing, que reúne cerca de quatro dezenas de participantes, provenientes de diversos países.

“A baía da Praia da Vitória volta a ser palco do maior evento de formula windsurfing, no qual estarão presentes os melhores do mundo nesta modalidade. É para nós um grande orgulho acolher uma iniciativa desta dimensão, que vem valorizar as características singulares da nossa baía, levando o nome da Praia da Vitória além-fronteiras”, destacou Tibério Dinis, vereador da Cultura da autarquia praiense.

“Como todos sabemos, esta baía apresenta condições de excelência para a prática de desportos náuticos. É necessário potenciar este local junto da nossa comunidade e de quem nos visita. Acredito que a concretização deste evento aqui constitui uma mais-valia para a nossa cidade tanto na componente desportiva, como na vertente turística”, disse.

Na ocasião, o responsável municipal congratulou o Clube Naval da Praia da Vitória, responsável pela organização da iniciativa, salientando a aposta desta entidade na formação.

“Gostaria de realçar o trabalho desenvolvido por esta associação sem fins lucrativos na realização de diversas formações no âmbito dos desportos náuticos, ao longo do ano, bem como parabenizar todos os voluntários pelo empenho e dedicação que demonstram na organização de uma prova deste porte”, frisou.

Na ocasião, o responsável municipal apelou também à participação da população local no evento.

“Sabemos que o windsurf é um desporto muito técnico e, por isso, não tem tantos adeptos como outros desportos aqui na ilha. Contudo, creio que a adesão da nossa comunidade a uma iniciativa como esta é fundamental para dinamizarmos a nossa baía e promovermos, junto dos turistas, aquilo que a nossa terra tem de melhor”, aludiu.

José António Mendonça, presidente do Clube Naval local, considera que a concretização do campeonato tem um grande impacto promocional da Região no exterior, tendo em conta a sua repercussão nos meios de comunicação social estrangeiros.
“Acredito que a escolha da Praia da Vitória para o campeonato se deve ao facto de termos uma boa reputação no exterior. Apesar de sermos uma instituição pequena, esta é já a quinta prova internacional que organizamos. Não poderia também deixar de referir as particularidades da nossa baía que, por se encontrar resguardada e não ter poluição, é muito apreciada pelos amantes da prática de desportos náuticos”, explicou.

“Este ano, contamos com a presença de quatro juízes internacionais e três locais, no sentido de proporcionar uma troca de conhecimentos e experiências entre os mesmos”, referenciou.

O Windsurf é uma modalidade desportiva que se encontra em ascensão, abrangendo cerca de 20 milhões de praticantes em todo o mundo, com idades compreendidas entre os 15 e os 45 anos.

Este campeonato, organizado pelo Clube Naval da Praia da Vitória, tem o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo e Transportes; da Câmara Municipal da Praia da Vitória; da Associação Formula Windsurfing Portugal (AFWP); da Federação Portuguesa de Vela (FPV); e da Associação de Vela dos Açores.

Programa do Campeonato Mundial de Formula Windsurfing

Nos dias 12 e 13, estão previstas a chegada dos participantes e a preparação dos mesmos para a prova.

A 14, entre as 10h00 e as 16h00, terão lugar as inscrições dos atletas e medições das pranchas. Mais tarde, pelas 18h00, decorre a cerimónia de abertura do evento, no Clube Naval da Praia da Vitória.

Entre os dias 15 e 19, às 10h00, será realizado um briefing com os intervenientes. As regatas estão agendadas para os mesmos dias, a partir das 12h00.

No dia 19, pelas 20h00, está prevista a sessão de encerramento, na Escola Profissional da Praia da Vitória.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/campeonato-mundial-de-windsurf-regressa-a-baia-da-praia-da-vitoria/