Assembleia da República debate amanhã iniciativas parlamentares sobre a Base das Lajes

Os deputados na Assembleia da República debatem amanhã três Projetos de Resolução sobre o futuro da Base das Lajes, na ilha Terceira, visando a salvaguarda dos interesses de Portugal, em geral, e dos Açores, em particular, da utilização da Base das Lajes pelos Estados Unidos da América.

O projeto do PSD recomenda ao Governo da República que proceda às diligências necessárias a salvaguardar o interesse de Portugal e dos Açores no contexto da utilização da Base das Lajes pelos EUA, solicitando que seja enviado à Assembleia da República um relatório anual referente ao cumprimento dos acordos de utilização da Base das Lajes e respetivos processos negociais.

A iniciativa do Bloco de Esquerda, além da salvaguarda dos interesses nacionais e regionais, recomenda ao executivo que exija da Administração dos Estados Unidos da América a reparação célere do passivo ambiental decorrente da utilização da Base das Lajes.

No documento presentado pelo PS é recomendado ao Governo que mantenha o seu empenho na implementação das medidas previstas na Declaração Conjunta, assinada com o Governo Regional a 30 de abril do ano passado, na qual é assumida a responsabilidade do Estado em promover a prosperidade económica da ilha Terceira.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/assembleia-da-republica-debate-amanha-iniciativas-parlamentares-sobre-a-base-das-lajes/