O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entende que a aposta nas atividades na área da apicultura pode promover o desenvolvimento socioeconómico do concelho da Praia da Vitória e da Região.
“Tendo em conta que o setor apícola tem registado um crescimento considerável na nossa Região e no Concelho, é importante que os produtores inovem e se tornem cada vez mais competitivos a fim de acrescentarem valor aos seus produtos, alavancando a economia local e regional”, referiu Tibério Dinis, no encerramento do Fórum Nacional de Apicultura, que decorreu no passado sábado, no Auditório do Ramo Grande.
O autarca salientou que “estiveram reunidos, na Praia da Vitória, diversos especialistas na área da apicultura, com o objetivo de consolidarem conhecimentos e partilharem experiências acerca desta temática, dando ainda a conhecer os seus produtos à comunidade”.
“Como todos sabemos, a apicultura não consiste apenas na produção de mel. Existem outras substâncias resultantes da exploração das abelhas que são utilizadas para fins medicinais e fabrico de cosméticos, como a cera, o pólen, a própolis, o veneno e a geleia real. Por isso, podemos observar que este setor desempenha um papel preponderante em vários ramos de atividade e considero que devemos aproveitar essa oportunidade, trabalhando com afinco, sempre de olhos postos no futuro”, realçou Tibério Dinis.
O edil praiense agradeceu às entidades que contribuíram para a concretização da iniciativa, destacando “um sentido agradecimento à Federação Nacional de Apicultura por terem escolhido a Praia da Vitória, uma pequena cidade no meio do Atlântico, para a realização deste fórum, o que muito nos orgulha e dignifica a nossa cidade”.
“Agradeço também à Associação Agrícola da Ilha Terceira pelo empenho e dedicação que demonstraram na concretização do evento, valorizando o que de melhor se faz na nossa terra”, enfatizou.
O Fórum de Apicultura, que decorreu de 14 a 16 de outubro, nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, incluiu workshops, discussões temáticas sobre a apicultura e uma Feira constituída por méis e seus derivados.
Foto: CMPV
GI CMPV/+central