Alcatra — Museu de Angra do Heroísmo promove prato ícone da gastronomia terceirense

A direção regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, realiza no próximo fim de semana, 11 e 12 de novembro, o programa “De Forno a Forno”, que permite acompanhar a preparação da Alcatra, prato ícone da gastronomia terceirense.

No sábado, a partir da 10h00, o oleiro Ricardo Simas orienta uma oficina em que serão produzidos alguidares de alcatra.

Esta oficina, que decorre no Serviço Educativo do Museu, é limitada a 12 participantes a partir dos nove anos e tem o custo de 10 euros.

No mesmo espaço, pelas 15h00, tem lugar uma demonstração do processo tradicional de confeção de alcatra, a cargo da Confraria da Alcatra da Ilha Terceira, com entrada gratuita, mas dependente de inscrição prévia.

No domingo, pelas 13h00, realiza-se um almoço de degustação das alcatras de carne confecionadas, constando também da ementa milho cozido, sopa de feijão, abóbora, batata doce e castanhas.

Este almoço, que tem o preço de 15 euros, incluindo bebidas, terá também uma contextualização da alcatra na vivência terceirense, por Carla Devesa, e animação musical com Carolina Dores, Duarte Dores e Paulo Cunha.

Atendendo que as atividades se inserem no programa de dinamização da exposição “Instrumentos de trabalho ou de cultura”, realizam-se no sábado e no domingo visitas a esta mostra para os participantes.

As inscrições para os eventos pode ser feita através do telefone 295 240 800 ou do email museu.angra.agenda@azores.gov.pt.

 

 

 

 

Foto: Cartaz

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/alcatra-museu-de-angra-do-heroismo-promove-prato-icone-da-gastronomia-terceirense/