
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou hoje que um dos responsáveis da Plataforma Oceânica das Canárias, José Joaquín Brito, vai dirigir o AIR Center, Centro Internacional de Investigação do Atlântico dos Açores.
Segundo Manuel Heitor, José Joaquín Brito, que lidera o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias, em Espanha, foi selecionado por concurso e assumirá as novas funções até ao fim de fevereiro.
O AIR Center, que tem a sua sede na ilha açoriana da Terceira, pretende reunir a investigação sobre o Atlântico, em áreas como espaço, oceanos, alterações climáticas e processamento de dados, ao agregar uma rede de instituições científicas de vários países.
Na fundação do AIR Center estiveram envolvidos, além de Portugal, do qual partiu a iniciativa, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Espanha, Nigéria e Uruguai.
Reino Unido, África do Sul, Argentina e Índia também se associaram, como observadores, tal como universidades, empresas e organizações de investigação e tecnologia, incluindo a Plataforma Oceânica das Canárias.
A Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias é um laboratório flutuante direcionado para a investigação e o desenvolvimento de tecnologias marinhas avançadas.
+central