O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia revelou esta semana que o centro nacional do programa Space, Surveillance and Tracking (SST) ficará sediado no TERINOV — Parque Tecnológico da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.
“O Governo regional conseguiu sediar aqui na Terceira, há relativamente pouco tempo, o SST. É um programa, a que Portugal aderiu recentemente, que recolhe dados, eminentemente, para uso militar, com interesse científico, que passará a ser uma infraestrutura utilizável pelo Air Center”, afirmou Gui Meneses, na visita de trabalho do Governo dos Açores à ilha Terceira.
O secretário regional adiantou que está a ser concluído o projeto de alteração do espaço no TERINOV, na freguesia da Terra Chã, prevendo fixar entre 16 a 20 postos de trabalho qualificado.
O SST é um programa europeu que visa garantir capacidade própria de monitorização, caracterização e seguimento de objetos que, deslocando-se em órbitas próximas à Terra, possam constituir um perigo real para as infraestruturas espaciais, para as missões de acesso e deslocação no espaço e para a segurança dos cidadãos por via da entrada na atmosfera desses mesmos objetos.
A nível nacional, o SST enquadra-se na Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (EI&I) 2014-2020, contribui para a Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e o Emprego (EFICE) 2014 -2020, promovendo um melhor aproveitamento dos fundos nacionais e europeus, e permite otimizar o cumprimento dos objetivos definidos no Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).
O responsável regional da aérea científica revelou, também, que estão a ser negociados, com o ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, contratos-programa para recrutamento de investigadores, ao abrigo do projeto Air Center.
“Está a ser negociada com o ministério da Ciência a possibilidade de haver aqui alguns contratos-programa para o recrutamento de investigadores doutorados para trabalharem em infraestruturas regionais, ligadas a grupos de investigação regionais”, disse Gui Meneses.
Concretamente, o governante referia-se à investigação das alterações climáticas e do estudo da atmosfera.
Foto: JEdgardo Vieira
+central