Adoções de crianças terceirenses por norte-americanos em conferência em Angra do Heroísmo

A direção regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro, pelas 18h00, a realização da conferência intitulada “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à base das Lajes (1946 a 1974)”.

Esta conferência, que será proferida por Tânia Mendes, terá por base dados que foram investigados nos fundos da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Civil, no âmbito da tese de mestrado da oradora.

A temática da Adoção de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos foi uma realidade da nossa sociedade e vivências, mas da qual pouco se fala. Esta conferência terá como objetivo levantar a ponta do véu sobre estes acontecimentos e dar voz a alguns dos seus intervenientes.

Tânia Santos Mendes nascida, em 1979, na ilha Terceira, licenciou-se em 2002 em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores. Em 2017 prestou provas de mestrado em Ciências Sociais com a apresentação da tese: “Da assistência à adoção: A sociedade perante a infância abandonada (século XIX a XX)”. Em 2001 apresentou a comunicação “Envolvimento parental no Jardim de Infância: Que Representações”, no VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho.

Esta conferência, que se destina a investigadores, historiadores, alunos de mestrado em ciências sociais e público em geral, insere-se na estratégia do Arquivo Regional de promover eventos, de forma a difundir a informação que possui, preservando e divulgando a memória histórica da Região.

 

 

 

 

Foto: Cartaz

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/adocoes-de-criancas-terceirenses-por-norte-americanos-em-conferencia-em-angra-do-heroismo/