O Governo dos Açores informou que foi adjudicada, no passado dia 29 de julho, a conclusão das obras de construção do armazém de reparação e manutenção de embarcações de pesca do porto da Praia da Vitória, com um prazo de execução de 120 dias.
Em resposta a um requerimento dos deputados do PSD/Açores, eleitos pela ilha Terceira, o executivo açoriano refere que, além das oficinas que serão agora concluídas, “existem dois edifícios de apoio à manutenção e reparação naval”, no porto de pescas da Praia da Vitória, “situados num espaço contíguo à oficina”.
“Estes edifícios permitem que os armadores do porto possam efetuar reparações e operações de manutenção nas suas embarcações, num espaço coberto, abrigados de condições atmosféricas diversas”, pode ler-se na resposta.
O Governo Regional informa, também, que “não existe inoperacionalidade do conjunto armazém/travelift”, referindo que a sua instalação não está concluída por faltar a conclusão da obra do oficina.
O executivo salienta que as condições disponíveis no núcleo de pesca da Praia da Vitória, para manutenção e reparação de embarcações, são “de grande qualidade”.
O Governo dos Açores rejeita as acusações dos parlamentares sociais democratas de negligência, lembrando que nos últimos cinco anos foram investidos naquela infraestrutura portuária cerca de 1 milhão de euros.
“O Governo Regional investiu conscientemente de modo a proporcionar melhores condições de trabalho e operacionalidade dos armadores e pescadores daquele porto de pescas, rejeitando veemente as acusações feitas no requerimento que ora se responde”, conclui.
Foto: Carlos Pereira
+central