PSD propõe “articulação política” que potencie importância geostratégica dos Açores

Os deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, apresentaram um Projeto de Resolução que visa promover e potenciar a posição geoestratégica dos Açores.

Segundo a iniciativa entregue no parlamento nacional, Berta Cabral e António Ventura pretendem que o Governo da República potencie, com o Governo Regional dos Açores, uma “articulação política prospetiva” para a importância geostratégica e geopolítica do Arquipélago dos Açores.

Os parlamentares referem que “o nosso lugar no planeta é uma condição que desperta a atenção da política geográfica global, motivo pelo qual os Açores estão referenciados no mapa-mundo por grandes potências, blocos ou grupos de Países, como fazendo parte de uma atual ou futura estratégia”, salientando que a “existência de novas dimensões da importância estratégica dos Açores que facultam um amplo campo de possibilidades no domínio económico, científico e tecnológico como seja nos acordos comerciais, nas alterações climáticas, no ambiente, nas energias renováveis, nos fluxos migratórios, no agroalimentar, na astrofísica, no aeroespacial, na oceanografia, na vulcanologia e na sismologia”.

Os social democratas destacam que, nestas e outras temáticas, os Açores “podem ser um laboratório privilegiado para a investigação e a experimentação”, considerando que já existem exemplos da presença mundial científica e tecnológica na Região.

Berta Cabral e António Ventura destacam que a centralidade dos Açores “cria oportunidades estratégicas” no domínio de várias potencialidades relacionadas com a navegação comercial aérea e naval, o que entendem ser uma “valência geográfica”, que em muito pode contribuir para o desenvolvimento da Região, na criação de riqueza e emprego.

“Com efeito, surgem um conjunto de possibilidades económicas e socais, no âmbito da criação de novas empresas e empregos, designadamente nos Portos e Aeroportos”, sustentam os deputados açorianos, constatando que a posição geográfica dos Arquipélago dos Açores “pode permitir à União Europeia maiores possibilidades de gestão, controlo e vigilância da navegação marítima e aérea”.

 

 

 

 

Foto: PSD

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/psd-propoe-articulacao-politica-que-potencie-importancia-geostrategica-dos-acores/