O gabinete da Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores informou hoje que a edição regional do Parlamento dos Jovens 2017/2018 conta com a participação de 27 escolas do Ensino Básico e 38 escolas do Ensino Secundário.
A primeira fase, que decorre entre os meses de outubro a janeiro, inclui toda uma tramitação que em muito se assemelha à real representatividade e atividade parlamentar e que passa pela formação de
listas candidatas à eleição de jovens deputados, pela campanha eleitoral e que culmina com uma sessão formal onde são eleitos os representantes de cada escola à Sessão Regional e também onde é aprovado o respetivo projeto de recomendação.
As escolas inscritas podem ainda organizar vários debates de esclarecimento com a participação de
deputados com assentos na Assembleia da República e na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com outros convidados especialistas na matéria em análise.
Este ano decorrerá em simultâneo, e pela primeira vez, um processo destinado aos jovens jornalistas para a cobertura do Parlamento dos Jovens, visando uma maior transparência de todos os trabalhos realizados.
O prémio “Reportagem Parlamento dos Jovens”, constituirá o veículo através do qual as escolas representadas nas sessões regional e nacional do Parlamento dos Jovens poderão fazer, através dos seus eleitos, uma maior e mais efetiva divulgação da sua participação nestas sessões.
GPALRAA/+central