Trilhos pedestres de São Jorge “podem ser” uma referência turística dos Açores

vasco-cordeiroO presidente do Partido Socialista dos Açores salientou ontem, em São Jorge, que é possível tornar a ilha numa das “grandes referências dos Açores, num segmento turístico dos trilhos pedestres”.

Na sessão pública de apresentação da lista de candidatos daquele círculo eleitoral, Vasco Cordeiro considerou que o facto das Fajãs de São Jorge serem hoje Reserva da Biosfera da UNESCO, uma conquista da legislatura que agora termina, é um “instrumento que pode trazer mais riqueza e mais desenvolvimento”.

O socialista lembrou que, nos últimos quatro anos, o “turismo de São Jorge cresceu em número de dormidas mais de 90%” e que “os proveitos que esse setor gera na ilha mais que duplicaram, com um aumento superior a 100%”.

Para o, também, candidato do PS/Açores, é possível tornar o turismo da ilha de São Jorge “mais sustentável, para que traga mais rendimento”, com menor sazonalidade, para que o turismo possa ser “um dos grandes motores de desenvolvimento da ilha de São Jorge, ajudando por essa via também ao desenvolvimento dos Açores”.

Cordeiro reiterou que se apresenta como candidato “não por todos os resultados que já foram obtidos nos últimos quatro anos”, mas para “fazer o que ainda falta fazer”, assumindo que “houve matérias que tentámos resolver e cuja solução não resultou da maneira como nós gostaríamos que tivesse resultado”.

Sobre a ilha, concretamente, o atual presidente do Governo dos Açores recordou a “situação difícil que as cooperativas agrícolas de São Jorge e a fábrica de Santa Catarina atravessaram”, sublinhado que quatro anos depois, conforme prometeu em 2012, estas indústrias mantêm-se, mostrando-se “confiante” de que “é possível fazer mais na valorização desse produto de excelência que é o queijo São Jorge, na comercialização dos produtos de Santa Catarina”, dando “maior solidez às cooperativas e a essa fábrica, dando-lhes maior sustentabilidade, para que sejam cada vez mais criadoras de emprego e de riqueza na ilha de São Jorge”.

Para Vasco Cordeiro, São Jorge pode ser “uma das grandes ilhas exportadoras de lacticínios da Região”, aproveitando “as condições dos cais de Velas, Calheta e Topo, como fatores indutores de desenvolvimento”.

O líder dos socialistas açorianos realçou o investimento nas escolas das Velas e da Calheta, considerando que “os edifícios não valem, por si só, mas antes que temos de aproveitar e reforçar o papel da educação, para qualificar cada vez melhor os nossos cidadãos”.

Vasco Cordeiro apelou aos Jorgenses e aos Açorianos que renovem a sua confiança no PS no próximo dia 16 de outubro, porque “nós temos de aproveitar agora estes instrumentos e estes investimentos, para melhorar a nossa economia”.

“Temos mais e novos desafios à nossa frente para vencer. E sei que o Partido Socialista dos Açores tem todas as condições para vencer esses desafios”, assegurou.

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/trilhos-pedestres-de-sao-jorge-podem-ser-uma-referencia-turistica-dos-acores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.