Tibério Dinis quer apoiar a formação em Viola da Terra na Praia da Vitória

O candidato do PS/Açores à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou um programa estratégico de apoio à formação em Viola da Terra a ser ministrado pelos grupos folclóricos às escolas de música das filarmónicas.

“Os nossos grupos folclóricos e as nossas filarmónicas têm realizado um trabalho fantástico, com enorme dedicação, no ensino e promoção da formação musical e no ensino de instrumentos de sopro e de Viola da Terra. A Viola da Terra é um instrumento nosso que merece potenciar a sua formação e o número de tocadores, tal como, é importante continuar a melhorar a qualidade da formação ministrada pelas nossas filarmónicas”, afirmou Tibério Dinis, após visita à Sociedade Musical União das Fontinhas, onde se fez acompanhar do candidato à Junta de Freguesia, Bruno Ávila, e do Secretário-geral da Juventude Socialista e deputado na Assembleia da República, Ivan Gonçalves.

O socialista referiu que “propomos um regime de apoio dedicado aos grupos folclóricos e às filarmónicas, à semelhança do que acontece com os grupos desportivos, apoiando-se o número de formandos dessas entidades”.

Bruno Ávila, candidato à Junta de Freguesia das Fontinhas frisou a “importância desta medida para o futuro do Grupo Folclórico Fontes da Nossa Ilha e da Sociedade Musical União das Fontinhas, que aliado ao atual regulamento de apoio ao associativismo que a Junta de Freguesia dispõe, permite alargar o regime de apoios”.

Ivan Goncalves salientou “a importância da formação cultural e musical das crianças e jovens do Concelho da Praia da Vitória”, referindo tratar-se de uma medida “fundamental para uma estratégia de aposta efetiva na juventude do Concelho”.

“A Viola da Terra faz parte do património da Ilha Terceira e deve ser preservada, pois a juventude portuguesa deve continuar a preservar o património imaterial de todo o país e as singularidades de cada região, pois é o valor de todas as regiões e o trabalho desenvolvido pelos jovens em prol da cultura em todo o país que garantem a preservação do nosso património. As associações das Fontinhas e o trabalho desenvolvido pela sua Junta de Freguesia são exemplo nacional nessa matéria”, referiu o líder dos jovens socialistas.

 

 

 

 

Foto: Carlos do Carmo

TD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/tiberio-dinis-quer-apoiar-a-formacao-em-viola-da-terra-na-praia-da-vitoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.