Tibério Dinis condena atitude de Santos Silva e a sua ausência na Comissão Bilateral

O município da Praia da Vitória condenou hoje o “desrespeito institucional” do Ministério dos Negócios Estrangeiros para com a autarquia e a ausência do ministro Augusto Santos Silva da reunião da Comissão Bilateral, entendendo ser uma desvalorização das matérias em discussão.

Em comunicado, o presidente da autarquia, Tibério Dinis, entende que a sua presença neste encontro era importante, tendo em conta o impacto quotidiano da presença norte-americana no concelho e, sobretudo, a pertinência da questão da descontaminação para a salvaguarda da população e do ambiente locais, assim como o papel do município como entidade gestora do abastecimento de água para consumo público, competências que lhe conferem uma visão de proximidade fundamental no desenho de ações conducentes à resolução dos problemas.

O autarca subscreve a posição emitida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, particularmente os resultados práticos enumerados – medidas concretas e visíveis de monitorização e efetiva descontaminação, reforço dos mecanismos de informação e transparência públicas e apresentação de um calendário exigente e realizável -, tendo em conta a mesma espelhar a posição do município da Praia da Vitória relativamente à urgência de uma resposta clara e eficaz para o problema da contaminação dos solos em áreas circundantes à Base das Lajes.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória reitera a segurança da qualidade da água fornecida para consumo público no Concelho da Praia da Vitória, comprovada pelo vasto quadro de análises.

Tibério Dinis valoriza o empenho do Governo Regional dos Açores na resolução desta questão, em estreita cooperação com o Município da Praia da Vitória. Saúda a abertura do novo Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal para os problemas ambientais na ilha Terceira, decorrentes da presença militar norte-americana, manifestada quer nos encontros mantidos com o presidente da autarquia, quer publicamente, e saúda, igualmente, a nova abordagem do Coronel Peter P. Feng, novo comandante do destacamento norte-americano na Base das Lajes, para com os problemas ambientais da Ilha Terceira.

“O município da Praia da Vitória entende, portanto, que se regista uma nova postura de vários intervenientes relativamente a esta matéria. Contudo, sublinha que a mesma ainda não se traduziu num plano claro e realizável de ações, o qual, na ótica da Autarquia, tem de surgir no primeiro semestre de 2018”, refere no documento, reiterando que a autarquia “manterá esta matéria como prioridade cimeira e utilizará todos os meios e recursos ao seu alcance até que sejam implementadas as medidas necessárias à resolução do problema”.

 

 

 

 

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/tiberio-dinis-condena-atitude-de-santos-silva-e-a-sua-ausencia-na-comissao-bilateral/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.