Terminal de carga aérea das Lajes adjudicado por 4,6 milhões de euros

O Governo dos Açores informou hoje que a empreitada de Construção do Terminal de Cargas da Aerogare Civil das Lajes foi adjudicada ao agrupamento de empresas formado pela Somague Ediçor, Engenharia, SA, Marques, SA, e Tecnovia-Açores – Sociedade de Empreitadas, SA, pelo valor global de cerca de 4,6 milhões de euros.

Segundo uma nota publicada no portal do executivo regional na Internet, este investimento, com um prazo de execução de 540 dias, vai permitir melhorar e reforçar o fluxo e o movimento de mercadorias no Aeroporto das Lajes, ilha Terceira, estando prevista a construção de dois edifícios: um destinado ao terminal e outro que albergará os transitários e armazéns independentes.

O novo Terminal de Cargas, que ficará localizado a cerca de 400 metros da aerogare, com acesso direto à Estrada Regional das Lajes, terá uma área bruta de construção de 2.534 m2 e disponibilizará um parque de estacionamento com capacidade para cerca de quatro dezenas de viaturas.

No primeiro edifício ficarão instaladas as áreas de triagem e depósito temporário de mercadorias da exportação, atendimento geral ao público, triagem e depósito temporário de mercadorias da importação e entrega e ainda diversos serviços, como a Alfândega, a GNR e veterinário.

O segundo edifício vai albergar três espaços independentes de triagem e depósito temporário de mercadorias para as operações afetas a outros tantos transitários.

A adjudicação desta obra esteve a aguardar pela conclusão das formalidades de desafetação do domínio público militar dos terrenos necessários à implantação do terminal e a sua integração no domínio privado do Estado para transmissão à Região.

Seguem-se agora os procedimentos e formalidades previstos na lei com vista à celebração do contrato de empreitada, o qual está ainda sujeito a visto do Tribunal de Contas.

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/terminal-de-carga-aerea-das-lajes-adjudicado-por-46-milhoes-de-euros/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.