Temporada Artística dedica fim de semana à música antiga

VanmannenO Governo dos Açores, através da secretaria regional da Educação e Cultura, promove domingo, 4 de setembro, pelas 21:30, a realização de três espetáculos no âmbito do fim de semana temático dedicado à música antiga, integrado na Temporada Artística 2016.

Na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, Sandra Medeiros (soprano), Helena Raposo (alaúde, guitarra barroca e teorba) e Carmina Repas Gonçalves (viola da gamba) apresentam um concerto intitulado “Affetti Amorosi”, que é também o nome de um livro de canções de amor compilado em 1621 por Giovanni Stefani.

Este concerto reúne algumas peças para canto e instrumentos de corda dedilhada, de autores do renascimento e do barroco, que pretendem expressar os afetos humanos.

Na Igreja Matriz de São Mateus, na Vila da Praia, na Graciosa, realiza-se um concerto subordinado ao tema “Tubos que Cantam”, numa viagem aos esplendores do barroco musical de setecentos, que passará por diferentes cortes europeias, nomeadamente Alemanha, Inglaterra e Espanha.

Este espetáculo, interpretado por Rúben Rodrigues (flauta) e Fábio Mendes (órgão), permitirá ouvir as diferentes feições do barroco musical, com obras de Telemann, Bach, John Stanley e Juan de Sesé.

Em Angra do Heroísmo, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, terá lugar um concerto pelo Duo de Flauta e Cravo, composto por Maria Elena Biasini e Gustaaf van Manen.

Este concerto apresenta uma comparação entre peças barrocas para flauta solo e cravo solo, demonstrando ainda os contrastes entre os estilos barrocos de origem alemã, italiana e francesa.

 

 

 

 

Foto: GRA

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/temporada-artistica-dedica-fim-de-semana-a-musica-antiga/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.