Socialistas querem reforçar Núcleos de Saúde Familiar nas freguesias da Terceira

PS TerceiraA candidata do PS/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira, às eleições regionais, propôs hoje o reforço da criação de Núcleos de Saúde Familiar nas freguesias da ilha, entre outras medidas na área da Saúde que visam a melhoria e proximidade dos cuidados.

Tânia Cortez, médica ligada ao processo de Núcleos de Saúde Familiar no concelho da Praia da Vitória, explicou aos colegas de lista a estrutura e valências daquelas unidades de proximidade às populações da ilha, após visita recente ao Núcleo de Saúde Familiar da Vila das Lajes.

Os núcleos já criados e os que o PS agora propõe têm, em regra, a presença de um médico e de um enfermeiro.

No caso concreto das Lajes, devido ao número elevado de habitantes, “são necessários dois médicos, dois enfermeiros e um administrativo”, de forma a dar uma resposta eficaz à população, disse a número 8 da lista socialista.

Sobre as vantagens para a população da existência destes serviços nas freguesias, a candidata socialista destacou o facto de os utentes terem profissionais de Saúde de referência, ou seja, “as pessoas daquela freguesia sabem quem é o seu médico de família, sabem que é o enfermeiro e sabem quem é o administrativo”, o que permite agilizar processos de acessibilidade.

A existência destas unidades locais não implica que os utentes deixem de ter acesso ao Centro de Saúde, nomeadamente para a realização de exames complementares, medicina dentária e outras valências ali instaladas, explicou Tânia Cortez.

Outro aspeto que considerou importante é o contacto próximo com hábitos e tradições com implicações ao nível da saúde, que são diferentes de freguesia para freguesia.

“Estando na freguesia, podemos saber quais são esses hábitos, para investir neles, se for o caso, ou corrigi-los, para aumentar os ganhos em saúde”, sublinhou a candidata do PS.

O manifesto eleitoral do Partido Socialista propõe, na área da saúde, este reforço da criação de Núcleos de Saúde Familiar e a disponibilidade de médicos de medicina geral e familiar, de forma a garantir o acesso, com proximidade e eficácia, de todos os terceirenses aos cuidados de medicina geral e familiar.

Indica também o reforço do incentivo à fixação de médicos; a criação de condições para o aumento da produtividade e a qualidade de serviços das Unidades de Saúde de Ilha Terceira e do Hospital da ilha Terceira, bem como a articulação entre ambos; a melhoria da oferta ao nível dos cuidados continuados em instituições e nos domicílios terceirenses; e o aprofundamento da implementação do Plano Regional de Saúde, nomeadamente, no que diz respeito ao combate às doenças crónicas (diabetes, obesidade e hipertensão).

 

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/socialistas-querem-reforcar-nucleos-de-saude-familiar-nas-freguesias-da-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.