Social democratas questionam António Costa sobre interesses chineses na Terceira

Ventura e BertaOs deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionaram o Primeiro-ministro sobre as visitas diplomáticas chinesas  à ilha Terceira, que consideram levantar “dúvidas e especulações”.

“Estas visitas diplomáticas, que começam a ser regulares, levantam dúvidas e especulações sobre o interesse da China em Portugal, mais concretamente na Ilha Terceira e num âmbito geoestratégico que pode estar relacionado com o Porto da Praia da Vitória ou com o Aeroporto”, referem António Ventura e Berta Cabral, numa pergunta enviada a António Costa.

Em causa estão as visitas dos Presidente e Primeiro-ministro da República Popular da China, que visitaram e voltam a visitar a ilha Terceira, no próximo domingo e segunda-feira.

Os social democratas salientam que a localização dos Açores no planeta sempre despertou a atenção da “política geográfica global”, motivo pelo qual “estamos referenciados no mapa mundo por grandes potências, blocos ou grupos de países, como fazendo parte de uma atual ou futura estratégia”.

“Participámos na primeira globalização, fomos capital administrativa dos oceanos, centro de abastecimento do Atlântico e proteção militar das rotas marítimas. Seguiram-se e seguem-se outras globalizações. A geocentralidade atlântica do arquipélago materializada nos benefícios da geografia, do tempo e do espaço é um beneficio para Portugal”, referem no documento.

António Ventura mostra-se convicto que a geocentralidade dos Açores “cria oportunidades no domínio de várias temáticas” e que em muito “podem contribuir para o desenvolvimento da Região pela criação de riqueza e emprego”, considerando que os Açores configuram “um relevante e insubstituível epicentro na geopolítica internacional, que projetam e afirmam Portugal num quadro transatlântico”.

“Importa não esquecer, nesta equação de geoestratégia e geopolítica, que, em 2013, foi comunicado unilateralmente a Portugal pelos Estados Unidos a decisão de diminuir a sua força militar na Base das Lajes”, lembra o deputado açoriano, acrescentando que esta presença “conta com setenta anos” ao abrigo de um Acordo de Cooperação e Defesa entre a República Portuguesa e os Estados Unidos da América.

Desta forma, os parlamentares questionam se “foi manifestado, pelo Presidente da República Popular da China, algum interesse geostratégico relativamente aos Açores, e em concreto sobre a Ilha Terceira”, solicitando, no caso afirmativo, “detalhes deste interesse”.

 

Pergunta: Primeiro-Ministro da República Popular da China na Terceira

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/social-democratas-questionam-antonio-costa-sobre-interesses-chineses-na-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.