Serrão Santos impulsiona debate europeu sobre áreas marinhas protegidas

Serrão SantosNa passada quinta-feira, o eurodeputado Ricardo Serrão Santos, organizou, em Bruxelas, em parceria com a EuroPêche, uma Associação Europeia de Pesca que representa 45,000 embarcações, de pequena e grande dimensão, 80,000 pescadores e com a EAPO, uma Associação Europeia de Produtores de Peixe cujo somatório do valor de primeira venda de peixe dos seus associados atinge os 3 mil milhões de euros/ano, uma reunião de trabalho sobre áreas marinhas protegidas. 

O objetivo do encontro, que contou com a participação representantes da Comissão Europeia, de Governos, da Representação Permanente de Portugal em Bruxelas, de pescadores e da industria pesqueira europeia, foi fornecer dados científicos e conhecimentos práticos à União Europeia e aos governos nacionais de forma a que a prazo seja possível desenvolver legislação adequada para a proteção de mais áreas marinhas sensíveis e vulneráveis. Para isso foram analisados casos onde estas áreas tiveram resultados positivos e outras onde isto não aconteceu.

Na intervenção de abertura, Ricardo Serrão Santos, salientou o exemplo dos Açores onde o sector pesqueiro assume uma importância sócio-económica significativa tendo a este propósito referido que a criação das áreas marinhas protegidas no arquipélago assentou num envolvimento muito intenso entre cientistas e pescadores comerciais. Durante o encontro foi apresentado, a par de outros exemplos internacionais, o caso do banco Condor, nos Açores. Esta área marinha protegida, segundo dados científicos recentes, apresenta uma recuperação muito significativa das abundâncias de diversas espécies de interesse comercial, entre as quais o goraz.

Ricardo Serrão Santos é membro efetivo da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu e tem tido a seu cargo importantes relatórios sobre acordos de pesca e a dimensão externa da Política Comum de Pescas

 

 

 

 

Foto: GRSS

GERSS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/serrao-santos-impulsiona-debate-europeu-sobre-areas-marinhas-protegidas/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.