Sérgio Ávila entende que o PREIT “está a cumprir os objetivos”

PS TerceiraO cabeça de lista do PS/Açores pelo circulo eleitoral da Terceira, às legislativas regionais de domingo, afirmou hoje que o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT) “está a cumprir os objetivos” para que foi criado e o impacto na economia e no emprego já se faz sentir.

“Hoje existem menos 25% de desempregados do que no início do ano passado”, revelou Sérgio Ávila, no final de uma reunião com os dois municípios da ilha, destacando também o crescimento da atividade turística “superior a 100%”, entre igual período de 2015 e deste ano, a par do “reforço claro de confiança dos investidores privados” que se traduz na apresentação, na ilha, de “125 projetos de investimento privado, num montante superior a 21 milhões de euros”.

Em termos das medidas executadas, o candidato socialista sublinhou que “o PREIT assegurou até agora uma execução superior a 82% das medidas da competência do Governo Regional”, concretizando algumas como “a proteção que foi dada aos trabalhadores da Base das Lajes, as medidas de apoio ao emprego, a acréscimo nos incentivos ao investimento privado na Terceira”, bem como a bonificação dos benefícios fiscais pela aquisição de produtos locais por parte dos restaurantes e hotelaria da ilha.

Sérgio Ávila destacou ainda a redução das taxas aeroportuárias e portuárias, “nomeadamente a redução de 75% das taxas portuárias para exportação, uma redução de 50% das taxas do aeroporto e a isenção das taxas da indústria de animação turística observação de cetáceos”. Por outro lado, o candidato socialista lembrou a majoração em 50% dos apoios às rendas de habitação “quando for arrendado um edifício que antes estava a ser utilizado pelos americanos”.

No que respeita ao investimento público, Sérgio Ávila disse que foi feito “um enorme esforço de antecipação de investimento público na ilha Terceira, noutros domínios, antecipámos a construção da central geotérmica, no âmbito empresarial criou-se a rede de incubação de empresas em Angra e na Praia e desenvolveu-se o Parque Tecnológico da ilha Terceira que está já em construção”.

No turismo, foi desenvolvido um plano de animação turística para a Terceira e “foram assegurados os voos low cost para a Terceira, a partir de dezembro, bem como os voos diretos dos Estados Unidos, Espanha e Alemanha durante todo o ano”, referiu ainda o candidato do PS.

Em forma de balanço, Sérgio Ávila concluiu dizendo que “com o esforço conjugado da Região e dos Municípios, foi possível implementar o plano e incrementar a sua atividade”, com frutos já visíveis, nomeadamente “na redução do desemprego, crescimento do emprego, dinamismo da atividade económica e, consequentemente, de confiança para o futuro”.

 

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/sergio-avila-entende-que-o-preit-esta-a-cumprir-os-objetivos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.