Seca nos Açores: CDS-PP critica falta de medidas estruturais que melhorem o aproveitamento da água na Terceira

A Comissão Política de Ilha do CDS-PP na Terceira lamentou hoje que o Governo regional não tenha anunciado qualquer medida de médio ou longo prazo para prevenir os efeitos da concentração da pluviosidade em menos meses, alteração climática que a comunidade cientifica já regista os Açores.

Em comunicado, a estrutura liderada por Nuno Melo Alves entende que “não podemos estar todos os anos a sustentar comida para os animais em alternativa ao milho e à pastagem, porque o Governo regional não quer investir na gestão, captura e distribuição dos recursos hídricos”.

Segundo os centristas terceirenses, “podem ser cobertas as lagoas artificias, melhoradas as condições de captura e distribuição de água através da limpeza dos percursos e a plantação de certas espécies de arbustos e árvores nos locais adequados que ajudem à recarga dos aquíferos”.

“Quando os problemas são previsíveis, como parece ser o caso com a alteração dos padrões da distribuição da pluviosidade, não basta ao Governo reagir ao prejuízo. O CDS-PP Terceira exige do Governo regional ação política, proactiva e preventiva, no sentido de acautelar o bom funcionamento do setor agropecuário, que é o mais importante na economia terceirense e regional”, salientam, acrescentando que ao Governo regional “compete agir e não apenas limitar-se a reagir”.

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/seca-nos-acores-cds-pp-critica-falta-de-medidas-estruturais-que-melhorem-o-aproveitamento-da-agua-na-terceira/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.