Saudaçor deve cerca de 8 M€ às quatro Casas de Saúde da Região

SaudaçorA Saudaçor – Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores, S.A. deve cerca de oito milhões de euros pelo pagamento das diárias de internamento às quatro Casas de Saúde dos Açores, pertencentes ao Instituto São João de Deus (ISJD) e às Irmãs Hospitaleiras (IH).

Segundo notícia do jornal Açoriano Oriental, que faz capa da edição desta terça-feira, desde 2011 que tem havido atrasos no pagamento da faturação por parte dos três hospitais da Região (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) às instituições de internamento de médio e longa duração em saúde mental (psicogeriatria, psiquiatria e deficiência mental), nomeadamente a Casa de Saúde de São Miguel (Fajã de Baixo) e São Rafael (Terceira), pertencentes ao ISJD, e as Casas de Saúde de Nossa Senhora da Conceição (São Miguel) e Espírito Santo (Terceira) das Irmãs Hospitaleiras.

O diário açoriano apurou que a dívida global às quatro instituições de saúde mental ronda os oito milhões de euros, sendo as Casas de Saúde do ISJD as maiores credoras do pagamento das diárias dos seus 272 doentes. Só no caso da Casa de Saúde de São Miguel (CSSM), a dívida do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada ronda os 2.4 ME, sendo que 1.8 ME são relativos à faturação já vencida, ou seja, que já ultrapassou os 90 dias de pagamento.

O Governo Regional, através da Saudaçor, está em negociações com as Casas de Saúde para implementar um plano de pagamento da dívida. A proposta apresentada pela Saudaçor não colheu, contudo, consenso das Casas de Saúde, já que proponha um pagamento faseado ao longo de três a quatro anos, o que não permitia às instituições de saúde realizar, a curto prazo, os seus projetos de remodelação de estruturas, melhoramento e novas respostas sociais que pretendem implementar.

 

 

 

 

AOOnline/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/saudacor-deve-cerca-de-8-me-as-quatro-casas-de-saude-da-regiao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.