Sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia reabre ao público após obras de restauro

A direção regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, abre ao público no sábado, 17 de março, pelas 15h00, a sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia, após a conclusão das obras de restauro.

Estas obras, efetuadas por técnicos afetos à Divisão do Património Material e Imaterial e Arqueológico da Direção Regional da Cultura, incluíram, além de um teto de caixotão em talha dourada e policromada, centrado com as armas de São Francisco, vários armários e um arcaz de madeira de jacarandá, atribuído a Mestre Manoel de Almeyda, onde se apresenta um crucifixo com um Cristo em marfim de origem indo-portuguesa e quatro braços-relicários.

Naquele espaço merece ainda destaque um fontanário datado de 1722, com trabalho de alto relevo em pedra, flanqueado por colunas salomónicas.

O programa da inauguração inclui uma comunicação de Paula Romão, da Divisão do Património Material e Imaterial e Arqueológico da Direção Regional da Cultura, sobre “Conservação e restauro dos bens móveis e integrados da Igreja de Nossa Senhora da Guia”, seguida de uma visita guiada e de um concerto com Orest Grytsiouk e Gustaaf van Manen, em que serão executadas obras de Johann Sebastian Bach para violoncelo e cravo.

Esta iniciativa, que decorre no âmbito das celebrações do Ano Europeu do Património Cultural, é de entrada livre.

 

 

 

 

Foto: DRC

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/sacristia-da-igreja-de-nossa-senhora-da-guia-reabre-ao-publico-apos-obras-de-restauro/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.