Roberto Silva acusado de atitudes homofóbicas enquanto presidente do município das Lajes do Pico

O diretor artístico da associação cultural MiratecArts acusou hoje o presidente da câmara municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, de homofobia, de não respeitar os direitos humanos e a dignidade das pessoas.

Em comunicado, Terry Costa refere que o autarca revela falta de “formação e sensibilidade”.

Em causa estão as afirmações pejorativas proferidas por Roberto Silva sobre a atuação de Terry Costa, aquando da rescisão do apoio do município para um festival de artes em prol dos animais, há um ano atrás, quando a própria edilidade estava a maltratar os cães errantes.

Terry Costa revela que foram proferidas frases ofensivas pelo presidente da câmara, sobre a sua pessoa, quando a associação MiratecArts apresentou uma proposta de gratuitamente oferecer, num workshop, livros ‘Ilustrar Açores’ às crianças e jovens da vila baleeira, durante a edição de 2018 da Semana dos Baleeiros.

Desta forma, a MiratecArts entende que Roberto Silva “necessita de formação e sensibilização em cidadania, nomeadamente sobre os direitos humanos e a dignidade de todas as pessoas, incluindo a comunidade LGBT”.

Sobre esta atitude do autarca picoense, várias associações demonstraram o seu apoio ao diretor artístico da MiratecArts, entre elas a UMAR Açores, a APF Açores, a Associação LGBT Pride Azores e ainda a OPUS GAY.

O presidente da OPUS GAY, António Serzedelo, emitiu uma posição pedindo a demissão de Roberto Silva.

“Apoio incondicionalmente o comunicado de MiratecArts e o seu presidente Terry Costa que tem feito um trabalho espantoso pela Cultura nos Açores, que os transcende há muito. Considero uma indignidade humana, política e social as palavras do responsável politico da Câmara, que as pronunciou, não estando à altura do cargo que ocupa, nem do Partido Socialista que representa, que tem uma política social exactamente em sentido contrário. Deve ser demitido e seu vice tomar o seu lugar”, refere a tomada de posição da OPUS GAY.

 

Comunicado MiratecArts

 

 

Foto: CMLP

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/roberto-silva-acusado-de-atitudes-xenofobas-enquanto-presidente-do-municipio-das-lajes-do-pico/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.