Resgatado tripulante do navio `Stolt Megami´ ao largo dos Açores

eh-101O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou desde a manhã de ontem, 25 de setembro de 2016, a evacuação médica de um tripulante de 44 anos e de nacionalidade filipina, que apresentava sinais de ter sofrido um acidente vascular cerebral, do navio tanque “Stolt Megami”, com bandeira das Ilhas Marshall.

O pedido de auxílio foi recebido no MRCC Delgada pelas 07h50, horas locais, do dia 25 de setembro, quando o navio navegava a cerca de 425 milhas náuticas (785 quilómetros) a sudoeste da ilha de São Miguel. Foi imediatamente contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após falar com o comando do navio, identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante.

Após a informação do CODUMAR, o MRCC Delgada solicitou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento dos meios aéreos da FAP e a condução das operações de evacuação do doente. Para o efeito foi empenhado o helicóptero EH-101 Merlin destacado na Base Aérea n.º 4, nas Lajes.

A evacuação do tripulante foi executada com sucesso por um EH-101 Merlin, que descolou às 06h30, tendo aterrado no Aeroporto de Ponta Delgada cerca das 08h15, o doente foi posteriormente transferido para o Hospital do Divino Espírito Santo, com o apoio de uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento bonançoso de sudoeste e ondulação de cerca de um metro.

 

 

 

 

Foto: Esquadra 751

Marinha/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/resgatado-tripulante-do-navio-stolt-megami-ao-largo-dos-acores/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.