Ago 19 2016

Requalificação de 2,3 M€ cria Centro de Noite em Lar na ilha de São Miguel

Andreia CardosoA secretária regional da Solidariedade Social presidiu hoje, em Ponta Delgada, ao lançamento da primeira pedra do Centro de Noite e da obra de requalificação do Lar Luís Soares de Sousa, que conta com um apoio do Governo dos Açores que ascende a 2,3 milhões de euros.

Andreia Cardoso salientou que esta obra “não é um caso isolado nos Açores”, frisando que se insere numa “opção política que está centrada, em primeiro lugar, naqueles que vão ser os seus utilizadores e que vão beneficiar de melhores condições que aqui serão criadas, ou seja, uma opção política que está centrada nos idosos”.

“Esta cerimónia remete-nos para um aspeto essencial, que é a coesão territorial”, frisou Andreia Cardoso, acrescentando que “é ilustrativa do compromisso que este Governo assume, e pratica, de criar condições em toda a Região para que os Açorianos se sintam, de facto, Açorianos de pleno direito”.

Na sua intervenção, a governante, afirmando que se trata de uma questão de equidade no acesso a estes serviços, destacou vários projetos a iniciar ou já em curso nas ilhas Terceira, Santa Maria, Corvo, São Miguel, Faial e Flores, nomeadamente a criação de vários centros de dia e de noite, assim como a requalificação de serviços já existentes ao nível de lar e de apoio ao domicílio.

“Aquilo que daqui se retira é que continuamos a desenvolver uma atividade que visa dar resposta a este objetivo de coesão social, criando as condições, fomentando e estabelecendo, como é o caso do Lar Luís Soares de Sousa, as parcerias que são necessárias para que este caminho chegue a bom fim e os objetivos comuns sejam concretizados”, frisou Andreia Cardoso.

A obra cuja primeira pedra foi hoje lançada deverá estar concluída no primeiro semestre de 2018, permitindo um ganho de seis vagas a somar às 40 já disponíveis em lar.

 

 

 

 

GaCS/+central

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.