República rejeita novamente presença do município da Praia da Vitória nas reuniões da Comissão Bilateral

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, rejeitou esta semana, pela segunda vez, a presença de uma representação da Câmara Municipal da Praia da Vitória nas reuniões da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América.

A intenção do município da ilha Terceira prende-se com a participação nas reuniões bilaterais sobre a Base das Lajes e sobre a descontaminação dos locais identificados como contaminados. Santos Silva, garantiu, no entanto, acesso à documentação e procedimentos realizados no âmbito das reuniões da Comissão Bilateral Permanente.

“No âmbito da reivindicação da presença nas reuniões bilaterais entre os Estados Unidos da América e Portugal, reunimos com os ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, por considerarmos fundamental reafirmarmos a nossa posição sobre os desenvolvimentos, no que concerne à Base das Lajes e à descontaminação dos locais identificados como contaminados. Este pedido foi, uma vez mais, rejeitado e o Município continuará a não estar presente nestes encontros. Apesar de não concordamos com esta posição, obtivemos a garantia do acesso aos documentos e procedimentos realizados durante estas reuniões. Acredito que este é um passo importante para o Município e para a defesa dos interesses dos praienses “, adiantou Tibério Dinis.

A autarquia terceirense reivindicou ainda a cedência dos terrenos do Porto Americano, situado na Praia da Vitória.

“Reivindicamos esta situação, porque entendemos que esta infraestrutura deve dar o seu contributo para a economia do Concelho. Da parte do Governo da República tivemos a mesma garantia, já dada pelo Sr. ministro da Defesa Nacional, a quando da sua visita à Praia da Vitória em março, encontrando-se o processo a aguardar parecer das entidades norte-americanas”, disse o autarca socialista.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/republica-rejeita-novamente-presenca-do-municipio-da-praia-da-vitoria-nas-reunioes-da-comissao-bilateral/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.