República lança concurso para apresentação de projetos para porto espacial em Santa Maria

O Governo de Portugal e o Governo dos Açores apresentaram hoje um concurso aberto a organizações de “todo o mundo” para a criação de um porto espacial na ilha de Santa Maria que permita o lançamento de microssatélites.

O anúncio foi hoje feito em Ponta Delgada pelo secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores, Gui Menezes, que destacou o objetivo de criar nos Açores “uma infraestrutura para o lançamento de microssatélites”.

A consulta internacional, que decorre até 31 de outubro, pretende “analisar o interesse deste projeto junto de parceiros internacionais, no sentido de ser instalado na ilha de Santa Maria um porto espacial atlântico”, concretizou o governante.

Os Açores, vincou Gui Menezes, têm “alguma vantagem competitiva” face a outros territórios para a instalação de um porto espacial.

“Estamos mais a sul, no meio do Atlântico, temos a possibilidade de a direção dos lançamentos serem muito mais abertas, sem obstáculos, e isso não é replicável em outros sítios da Europa”, assinalou.

O concurso é lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e tem o apoio técnico da Agência Espacial Europeia (ESA).

Em Ponta Delgada, maior cidade açoriana, reúnem-se esta semana 400 pessoas para o simpósio internacional “25 anos de progresso na Altimetria de Radar”, organizado pela Agência Espacial Europeia e pela Agência Espacial Francesa.

Foto: Direitos Reservados

Lusa/+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/republica-lanca-concurso-para-apresentacao-de-projetos-para-porto-espacial-em-santa-maria/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.