Fev 10 2018

República deixa UAç de fora da renovação de parcerias com Universidades dos EUA

Os programas entre Portugal e três Universidades dos Estados Unidos da América (EUA) vão ser renovados por mais dez anos, envolvendo um orçamento de 70 milhões de euros até 2023 e deixando a Universidade dos Açores (UAç) de fora.

Segundo avança o jornal Expresso, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior explicou que estas parcerias com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade do Texas em Austin e a Universidade Carnegie Mellon, incluem atividades de investigação, desenvolvimento de novas tecnologias, formação avançada e criação de empresas.

Estas parcerias abrangem as áreas do espaço, oceanos, clima, indústria digital, supercomputação e ciência de dados, com uma ligação importante ao futuro Centro Internacional de Investigação dos Açores (Air Center).

Manuel Heitor referiu que o programa de investigação aplicada de Portugal com o instituto alemão Fraunhofer – a maior organização desta área na Europa, que tem um polo na Universidade do Porto – vai também ser renovado, com a criação de novos polos nas universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (em Vila Real) e de Évora. O objetivo é apostar na agricultura de precisão, em especial na robótica para o setor dos vinhos e para o regadio.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

Expresso/+central

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.