República aponta solução da limitação no transporte de carga e correio para concurso fechado

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas remeteu a solução da limitação no transporte de carga aérea e correio entre os Açores e o continente para o concurso público já fechado.

Em causa está a prestação de serviços aéreos regulares para o transporte de carga aérea e correio, em regime de concessão, nas rotas Lisboa/Terceira/Ponta Delgada/Lisboa e Lisboa/Ponta Delgada/Terceira/Lisboa.

Em resposta, ontem e oito meses depois, a uma pergunta dos deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, o gabinete de Pedro Marques refere que esta situação ficará resolvida com a conclusão do concurso público aprovado em Conselho de Ministros em setembro de 2016, mas a verdade é que o concurso público foi anulado por duas vezes.

Para os parlamentares social democratas açorianos, o ministro “apresenta fundamentos que não são verdadeiros”.

“Todas as respostas recebidas do gabinete de Pedro Marques são evasivas e revelam um profundo desinteresse pela situação, que vai prejudicando a economia regional de forma grave, e para a qual as soluções ainda não existem. E pior, o ministro tenta arranjar justificações onde elas não existem”, constatam Berta Cabral e António Ventura.

Os deputados do PSD/Açores dizem mesmo que o governante “responde de forma enganadora. Mente à Assembleia da República e mente aos açorianos, porquanto há cerca de dois anos que o temos vindo a questionar sobre a temática e não há respostas contundentes”.

“Desta feita, fugiu novamente ao tema, e diz-nos que está ainda a decorrer um concurso que já acabou. Ou seja, empurra o assunto para mais um engano”, realçam, sublinhando que “tudo isto só significa que não existe perspetiva de se resolverem as carências do transporte aéreo de produtos com os Açores, que continua a ter uma capacidade de carga muito limitada, criando dificuldades a diversos setores de produção e comercialização do arquipélago”.

Berta Cabral e António Ventura lembram ainda que o anterior Governo da República, da responsabilidade do PSD e do CDS, “já tinha dado inicio a um procedimento público, com vista a colmatar estas lacunas no transporte de carga aérea entre os Açores e o continente”.

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/republica-aponta-solucao-da-limitacao-no-transporte-de-carga-e-correio-para-concurso-fechado/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.