Relatório do GAMA sobre acidente do ‘Mestre Simão’ corrobora conclusões da Atlânticoline

O Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia
Aeronáutica (GAMA) já divulgou o seu Relatório de Investigação Técnica ao acidente ocorrido com o navio ‘Mestre Simão’ no porto da Madalena, a 6 de janeiro, indo ao encontro do produzido internamente pela Atlânticoline, S.A., e apresentado em maio passado.

De acordo com o GAMA, o navio “foi colhido por três vagas de altura superior à altura significativa prevista” para o dia em questão. Assim, o novo relatório corrobora as conclusões apresentadas em maio, pela Atlânticoline, de que a imprevisibilidade da ondulação no momento da entrada do navio na Madalena, nomeadamente a ocorrência de ondas de altura superior à altura significativa prevista, esteve na origem do acidente.

O relatório destaca também de forma positiva todos os procedimentos de segurança cumpridos pelo Mestre da embarcação, designadamente a utilização de todos os recursos e procedimentos disponíveis para contrariar o desgoverno do navio, bem como o cumprimento de todos os procedimentos necessários à evacuação dos passageiros em segurança.

Ressalvado também ficou o correto funcionamento do navio, não sendo apontada qualquer falha ou deficiência operacional que tenha contribuído para a ocorrência do acidente.

Assim, em conclusão a causa do acidente ficou a dever-se às condições de tempo e mar imprevistas que se fizeram sentir no porto da Madalena.

O referido relatório recomendou ainda à Atlânticoline o complemento do Sistema de Gestão de Segurança com uma lista de verificação das condições de tempo e de mar, para apoiar a avaliação dos Mestres às condições de segurança para a realização das viagens. Apesar dos elementos a verificar na referida lista já serem, antes do acidente, disponibilizados rotineiramente, a Atlânticoline já integrou uma lista de verificação com as características descritas pelo GAMA nos procedimentos de segurança a bordo de todos os navios.

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

Atlânticoline/+central

 

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1 comentário

  1. ….. tenham paciencia…mas…quem anda no mar sabe ke estando aos comandos de kualker embarcação…as suas decisões não podem só , estar dependentes de previsões meteorologicas……a análise ke o mestre tem de fazer do estado das ondas em cada momento , e falo de…….altura, intensidade da corrente e frequencia da onda, e intensidade do vento…….tem de ser feita a toda a hora….muito mais na entrada e saída de kualker porto…PORTANTO com os devidos descontos porke efectivamente por vezes surgem variações inesperadas e repentinas…o mestre do mestre deveria estar UM POUCO ENSONADO…do tipo …kuando de manha acordamos e passamos as costas da mão ..pelas vistas pra aclarar a visão…e tirar alguma ramela………

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