Região atribui ao IFAP responsabilidade nos atrasos nos pagamentos das ajudas ao abate de bovinos

O Governo dos Açores responsabilizou hoje o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) pelos atrasos registados, desde 2015, no pagamento das ajudas ao abate de bovinos na Região.

Em resposta a um requerimento do PSD/Açores, o executivo regional refere que “desde a implementação do sistema informático IDigital, pelo IFAP, que ocorreu em agosto de 2015, resultaram falhas no funcionamento do mesmo, que impossibilitaram que, para um conjunto de animais que deram entrada nos matadouros da Região, os respetivos produtores conseguissem assegurar os documentos obrigatórios de acompanhamento”, salientando que a Região Autónoma dos Açores “não tem permissão para efetuar retificações nos registos do IDigital, o que impossibilita a correção dos erros resultantes de anomalias no funcionamento do sistema”.

O Governo açoriano revela que se encontram nessa situação 114 animais de 38 explorações, sendo que a ilha mais prejudicada é a Terceira, com um total de 90 animais, referenciados por 27 explorações, o que representa um valor retido superior a 23 mil euros.

No documento o Governo dos Açores refere que desconhece situações idênticas ocorridas antes de agosto de 2015, visto que esta situação apenas começou a ocorrer após a implementação do atual sistema informático.

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/regiao-atribui-ao-ifap-responsabilidade-nos-atrasos-nos-pagamentos-das-ajudas-ao-abate-de-bovinos/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.