Rampa RO-RO do Porto das Pipas “presa” na avaliação do impacto ambiental do projeto

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas (SRTOP) afirmou ontem, na Horta, que conta lançar o concurso público para a construção da rampa Roll On-Roll Off (RO-RO) no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, ainda durante este ano, mas sem avançar uma data específica devido à análise do impacto ambiental do projeto.

Ana Cunha respondia ao grupo parlamentar do CDS-PP Açores, na sequência de uma questão sobre a viabilidade da utilização da rampa RO-RO no porto da Calheta, na ilha de São Jorge, na respetiva ligação marítima com Angra do Heroísmo, sem possibilidade de utilização daquela estrutura por construir.

“Posso afirmar que o concurso público será lançado até final deste ano, havendo que ter em conta, e aqui é que reside a incerteza quanto ao tempo, o processo de avaliação do impacto ambiental do projeto”, referiu a governante.

Recorde-se que os deputados do CDS-PP Açores já haviam requerido, em janeiro, cópia do projeto da reabilitação deste porto na Terceira sem obter, até ao momento, resposta.

Também o grupo municipal do PSD, em Angra do Heroísmo, questionou, em novembro de 2017, o executivo municipal sobre o projeto, tendo a edilidade remetido para o Governo dos Açores as respostas sobre o assunto.

Em março de 2017, o Conselho de Ilha da Terceira considerou, no parecer remetido sobre a proposta de Plano Regional Anual para 2017 e Orientações de Médio Prazo 2017-2020, necessário “um rápido arranque da execução do projeto, já aprovado, para o Porto das Pipas”, o que potenciaria as ligações marítimas entre ilhas e a receção de navios de cruzeiros temáticos até aos 150 metros.

 

 

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/rampa-ro-ro-do-porto-das-pipas-presa-na-avaliacao-do-impacto-ambiental-do-projeto/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.