PSD/Terceira acusa Governo dos Açores de ter vergonha do PREIT

O presidente da Comissão Política de Ilha (CPI) Terceira do PSD acusou hoje o Governo Regional de parecer “envergonhar-se do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT)”, já que, “quando questionado sobre a composição e conclusões da Comissão de Acompanhamento daquela iniciativa, se escusa a revelar o nome dos responsáveis e o que concluíram da monitorização de tão importante assunto para a Terceira”.

“Já ouvimos um pouco de tudo sobre o PREIT, na maioria dos casos, pelas razões menos favoráveis”, refere Francisco Câmara, lembrando que “já não bastava o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, dizer que verbas como os 167 milhões de euros anuais inscritos no PREIT valem zero. Como, de seguida, o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, ter atirado a responsabilidade da resolução da contaminação provocada pelos norte-americanas para o Governo Regional”.

Para o social democrata, cada vez se torna mais evidente que “o PREIT de Vasco Cordeiro, Sérgio Ávila e Carlos César é uma fraude. Cada vez é mais claro que o PS voltou a prometer muito à Terceira, para ganhar eleições, e depois não cumpriu, impedindo a ilha de se desenvolver”.

“A Terceira não pode esperar mais pela concretização de investimentos como o Terminal de Cargas da Aerogare Civil das Lajes, a ampliação da Placa de Estacionamento para aviões de passageiros, o Hub Logístico do Porto da Praia ou a construção da Rampa “Ro-Ro” para atracagem de navios “ferrie” no Porto das Pipas. Só para dar alguns exemplos daquilo que há demasiado tempo se promete e não se faz”, lembra o responsável pelo PSD.

“Uma alternativa integrada e estruturada para a Terceira requer uma forte e empenhada atuação do Governo Regional, mas este escuda-se nos técnicos da SDEA”, lamenta Francisco Câmara, para quem o executivo de Vasco Cordeiro, “assume uma atitude preocupante, indiciadora de que é o Governo dos Açores que não fiscaliza o seu próprio plano”, acusa.

Nesta medida, o PSD/Terceira “repudia a posição do Governo dos Açores, que parece envergonhar-se do PREIT, remetendo-o a um acompanhamento e monitorização de secretaria, num momento em que a relevância e gravidade do tema para a nossa ilha requeria uma atuação rápida e firme dos decisores políticos, neste caso, do próprio governo açoriano”, conclui.

 

 

 

 

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psdterceira-acusa-governo-dos-acores-de-ter-vergonha-do-preit/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.