PSD/Açores quer “recuperar stocks” e “rever regime” do gasóleo para as pescas

DUARTE-FREITAS-GERAL-2014O presidente do PSD/Açores comprometeu-se a apresentar junto da União Europeia um plano de recuperação dos stocks de espécies piscícolas, de modo que os pescadores sejam compensados com fundos europeus por paragens ou diminuição de capturas.

“Há problemas de sustentação de algumas espécies, como o goraz. Fui deputado no Parlamento Europeu e trabalhei em planos de recuperação para outras zonas da Europa. Esses planos de recuperação vão impor que haja algumas paragens nas capturas, mas simultaneamente vão garantir rendimentos para os pescadores que não podem ir ao mar. Isto já se fez, eu sei como se faz e quero fazê-lo também aqui nos Açores”, afirmou Duarte Freitas, após um encontro com pescadores da vila de Rabo de Peixe.

O líder dos social democratas açorianos lembrou que conhece bem o setor das pescas e a visão existente sobre o mesmo nas instituições europeias e considerou que a elaborar planos de recuperação de algumas espécies é essencial, face à “má gestão dos stocks” feita pelo governo regional.

Para Duarte Freitas, o setor das pescas necessita de uma “nova abordagem política”, dado que os pescadores açorianos estão a passar por “problemas terríveis” e muitos deles têm rendimentos de apenas 100 euros por mês.

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo garantiu, por isso, que é seu objetivo aumentar os rendimentos dos pescadores, fazendo deles parceiros na definição das políticas para o setor.

“Ao fim de 20 anos de regime socialista é possível fazer diferente e dar uma esperança a este setor. Quero dignificar os pescadores dando-lhes mais rendimento e mais formação”, assegurou.

Duarte Freitas defendeu ainda uma revisão do regime de utilização do gasóleo pescas, alegando que o seu uso não deve restringir-se às embarcações, visto que os pescadores também usam viaturas para “fazer o transporte do peixe e dos apetrechos de pesca”.

 

 

Foto: PSD Açores

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psdacores-quer-recuperar-stocks-e-rever-regime-do-gasoleo-para-as-pescas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.