PSD/Açores quer que Sérgio Ávila e João Ponte expliquem “descalabro” da SINAGA

O PSD/Açores anunciou ontem que vai requerer a presença de Sérgio Ávila e de João Ponte, na Comissão de Economia, para explicarem o que consideram ser “mais um descalabro da governação do PS”, na gestão da SINAGA.

Esta decisão surge no seguimento do anúncio do secretário regional da Agricultura e Florestas que será suspensa a transformação da beterraba em açúcar na SINAGA, devido essencialmente aos elevados custos de produção, muito superiores ao preço da aquisição do açúcar nos mercados internacionais, mantendo a fábrica a componente da comercialização, de refinação, sem efetuar despedimentos.

João Ponte revelou, após reunir com os trabalhadores da açucareira e com os sindicatos, que o Governo Regional deu instruções ao Conselho de Administração da SINAGA para suspender a transformação de beterraba em açúcar, não encerrando a fábrica.

Para os social democratas açorianos, esta decisão transforma a SINAGA “num mero armazém de empacotamento de açúcar”, revelando a “desastrosa vocação do Governo Regional para destruir capitais públicos dos Açorianos em sucessivos atos de má gestão”.

“A incompetência da governação socialista está à vista de todos: na campanha de 2009, antes do Governo Regional entrar na SINAGA, a área cultivada de beterraba foi de 170 hectares. Sete anos depois, esse número caiu quase para metade”, referem em comunicado, constatando que “a gestão desastrosa de sucessivos governos socialistas conduziu ao desmantelamento de uma empresa histórica para os Açores e à destruição da secular cultura da beterraba”.

No entender do PSD/Açores, a SINAGA “deixa assim de cumprir a sua missão de interesse agrícola na Região”, manifestando a sua total solidariedade para com os trabalhadores da empresa, que não têm quaisquer responsabilidades na desastrosa gestão do Governo Regional, e defende que os seus rendimentos têm de ser integralmente salvaguardados.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psdacores-quer-que-sergio-avila-e-joao-ponte-expliquem-descalabro-da-sinaga/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.