PSD/Açores defende aposta na valorização turística do Castelo e Monte Brasil

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira defenderam hoje “uma aposta significativa de valorização turística no Monte Brasil, e em todo o seu enquadramento, que devem ser o verdadeiro parque temático, histórico e natural da Ilha e da Região”.

Segundo Luís Rendeiro, “não se pode perder mais tempo. A Fortaleza – ou Castelo – de São João Baptista é o maior e mais importante monumento existente nos Açores, sendo mesmo um dos mais importantes do país ao nível da arquitetura militar”.

Os social democratas, que visitaram o local, consideram que toda aquela estrutura carece de ser melhor aproveitada e potenciada “como um marco incontornável na História, na Cultura e no Turismo dos Açores e, sobretudo, da Ilha Terceira. Essa riqueza tem de servir para uma valorização que tarda, e que deve permitir uma melhor gestão da sua área”.

O Monte Brasil tem a sua gestão dividida entre o Estado Português, através do Exército, o Governo Regional, através da Direção Regional da Cultura e dos Serviços Florestais, e ainda a Câmara de Angra, ao nível de alguns equipamentos e espaços.

Para Luís Rendeiro, “não se pretende inventar nada de novo, mas sim reforçar a cooperação institucional de todos os intervenientes naquele espaço, para que o Monte Brasil, e as várias zonas do Castelo, possam ser visitadas e visitáveis, colocadas ao serviço da população, e proporcionem a criação de mais serviços ligados à atividade turística”.

“Trata-se de um potencial e de uma riqueza que estão por explorar, e que podem gerar emprego. Essa seria uma de forma aproveitar o crescimento do Turismo na Região, e a Terceira acompanharia não apenas a marca de turismo-natureza, mas a criaria um cunho próprio face à sua História e à sua importância cultural”, disse o deputado.

Luís Rendeiro acrescentou que, “só falta a vontade de todas as entidades, e ainda esta manhã visitamos o Regimento de Infantaria, onde confirmamos que o Exército mantém total abertura para que todo o espaço do Monte Brasil e do Castelo possam ter outra visibilidade e outras condições, que os valorizem”.

 

 

 

 

 

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psdacores-defende-aposta-na-valorizacao-turistica-do-castelo-e-monte-brasil/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.