PSD questiona sobre unidade de produção e desenvolvimento de drones em Santa Maria

Os deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionaram hoje o Governo sobre se será criada uma unidade de produção e desenvolvimento de drones na ilha de Santa Maria.

António Ventura e Berta Cabral recordam que em julho de 2016 o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou um protocolo entre o Governo Regional dos Açores e a Associação Nacional de Aeroportos (ANA) e a Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal, E.P.E, para a existência de um espaço no aeroporto de Santa Maria para testes de drones, com vista a “valorizar a posição estratégica dos Açores e do aeroporto de Santa Maria, que tem mais potencial para ser aproveitado do que hoje acontece”.

Os social democratas lembram ainda que o governante, para além do protocolo, prometeu que, no futuro, Santa Maria teria “uma unidade de produção e desenvolvimento de drones”.

Os deputados açorianos entendem que depois dos anúncios, “com grande pompa e circunstância”, aparentemente “nada existe”, pelo que importa questionar o Governo sobre o protocolo e o envolvimento da ANA e da NAV, no protocolo e no projeto de produção de drones, estranhando, “sete meses depois, o silêncio do propagado projeto”.

Desta forma, António Ventura e Berta Cabral querem saber se o Governo da República confirma a existência de um protocolo entre o Governo Regional e Associação Nacional de Aeroportos (ANA) e a Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal, E.P.E, para a existência de um espaço com vista a testes de drones e que será criada uma unidade de produção e desenvolvimento de drones em Santa Maria, inquirindo sobre a quantidade de postos de trabalho criados em Santa Maria, quer por via do protocolo estabelecido quer pela unidade de produção de drones, e sobre qual será o contributo para o PIB regional deste projeto.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-questiona-sobre-unidade-de-producao-e-desenvolvimento-de-drones-em-santa-maria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.