PSD questiona ponto de situação do concurso dos radares meteorológicos nos Açores

O deputado do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionou hoje o Governo sobre o concurso para os radares meteorológicos da Região, nomeadamente a construção de um radar na ilha de São Miguel e a reinstalação de um radar na ilha Terceira.

“Tendo em conta as notícias recentes de que não existe autorização para que se avancem com os radares, e sendo que o Governo e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não assumem o atraso, queremos saber qual o ponto de situação atual”, questiona António Ventura.

O parlamentar social democrata lembra que os Açores estão “sem nenhum radar meteorológico desde 2016, apesar de o Governo ter prometido solucionar o problema, reinstalando o de Santa Bárbara e construindo um novo em São Miguel”.

“O que estava previsto para o primeiro trimestre deste ano, não se cumpriu”, constata o deputado açoriano, sublinhando que, “há cerca de um ano, a ministra do Mar referiu, em Comissão, que apenas faltava a autorização do Ministério das Finanças para avançar com a instalação dos radares”.

“Passado todo este tempo, o processo parece não andar, pelo que o Governo deve explicações aos açorianos, até porque não se quer comprometer com novas datas, como se percebeu nos últimos dias”, lembra António Ventura.

O deputado açoriano acrescenta que “os dados disponibilizados pelos radares são de fundamental importância para se conhecer a meteorologia na Região e, segundo o próprio IPMA, nada substitui um radar atendendo ao seu grau de precisão e informação atualizada”.

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-questiona-ponto-de-situacao-do-concurso-dos-radares-meteorologicos-nos-acores/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.