PSD questiona novamente República sobre taxa cobrada aos açorianos em Lisboa

VenturaOs deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionaram hoje, pela terceira vez, o Governo sobre a aplicação de uma taxa turística nas dormidas dos açorianos que se deslocam a Lisboa, por entenderem que revela “desconsideração da Câmara Municipal de Lisboa, com um silêncio cúmplice do Governo Regional dos Açores”.

Numa pergunta entregue no parlamento nacional, e dirigida ao Primeiro-ministro, António Ventura e Berta Cabral lembram que o PS/Açores “garantiu que esta taxa não se aplicava aos açorianos” mas que têm recebido “várias queixas de açorianos aos quais está a ser cobrado um euro de taxa na dormida, um euro por noite e por pessoa”.

“Parece que mais uma vez o que foi dito pelo PS/Açores não foi cumprido. Parece até que, neste caso, propositadamente, não foi cumprido, certamente para ajudar uma Câmara do Partido Socialista. Comprova-se, mais uma vez, que o PS/Açores coloca os interesses partidários acima dos interesses dos açorianos”, criticam.

Os social democratas consideram “incompreensível” que os açorianos estejam a ser tratados “como turistas no seu próprio país”, acrescentando que o Governo da República, perante esta desconsideração da Câmara Municipal de Lisboa, “não pode ficar a ver ou de braços cruzados”.

“Não nos causaria surpresa que o Governo não agisse, pois quem criou esta taxa é neste momento Primeiro-ministro de Portugal”, lamenta António Ventura, frisando que se trata de uma “descriminação para com os Açores” e um “aproveitamento dos açorianos para arrecadar impostos”.

No entender de Ventura, esta é uma taxa que “agrava os custos dos açorianos nas suas deslocações a Lisboa, muitas por doença”, revelando uma “verdadeira insensibilidade” que cobra impostos sem olhar a quem.

O deputado açoriano critica também António Costa por ter estado nos Açores a anunciar medidas, sem “nunca referiu este tema”.

Desta forma, os parlamentares querem saber se o Governo da República concorda com a taxa turística que é cobrada pela Câmara Municipal de Lisboa aos açorianos, que pernoitam na cidade, e se pretende diligenciar junto do município a isenção dos açorianos desta taxa turística.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-questiona-novamente-republica-sobre-taxa-cobrada-aos-acorianos-em-lisboa/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.