PSD quer valorização positiva dos apoios aos clubes desportivos açorianos

César TosteO candidato do PSD/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira defendeu hoje uma “valorização” dos apoios oficiais concedidos aos clubes e associações desportivas, “especialmente aqueles que, para lá da vertente competitiva, desempenham um importante papel social e de motivação para os nossos jovens, divulgando a Terceira, e os Açores, fora de portas”.

César Toste falava após uma visita ao Juventude Desportiva Lajense, a que se seguiu uma reunião com os seus responsáveis, onde frisou “o trabalho notável feito pelo clube, não só na área da formação, mas também no bem comum da freguesia das Lajes e do concelho da Praia da Vitória”.

“O Juventude Lajense, à semelhança de outros clubes na Ilha Terceira, tem desenvolvido uma ação muito importante junto dos jovens, ainda mais quando os Açores registam uma taxa de abandono escolar precoce muito elevada. Assim, o desporto pode ser uma forma de motivação extra para o sucesso escolar, já que permite ocupar os jovens e desviá-los de percursos de marginalização precoce”, sublinhou o social democrata.

“É importante reconhecer o trabalho e a dedicação dos clubes, valorizando todo o seu trabalho junto das comunidades locais, e isso faz-se criando incentivos para o desenvolvimento contínuo de diversas modalidades desportivas, e ajudando na promoção dos eventos que os clubes dinamizam. Mais do que criar novos eventos desportivos, é necessário reforçar os existentes”, disse César Toste.

O número dois da lista lembrou que o Juventude Lajense “organiza anualmente o Torneio Ramo Grande Azores Cup, que vai para a sua 10ª edição, e que movimenta mais de 300 atletas do círculo local, regional, nacional e internacional no âmbito da formação de Futebol”.

“É um torneio que pode crescer mais, ajudando à promoção da Ilha Terceira como destino turístico, e dando um contributo útil à economia local na época baixa do Turismo. Trata-se de um evento desportivo que soube crescer de forma sustentada e que merece mais apoio”, defendeu.

César Toste realçou ainda que o Juventude Lajense “é pioneiro num programa formativo exemplar, que tem em conta o percurso académico dos atletas, sinalizando situações de insucesso escolar atempadamente, e de modo a que se resolvam em tempo útil. Tudo isto requer trabalho e dedicação de todo o staff do clube, em boa articulação com as escolas, situação que temos de elogiar”, concluiu.

 

 

 

Foto: PSD Açores

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-quer-valorizacao-positiva-dos-apoios-aos-clubes-desportivos-acorianos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.