PSD quer “investigação e inovação” no setor agroalimentar para “valorizar laticínios portugueses”

O deputado do PSD/Açores apresentou, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo o estabelecimento de uma estratégia de investigação e inovação de âmbito agroalimentar com vista a valorizar os laticínios portugueses.

António Ventura entende que o sector agrícola, pela sua multifuncionalidade, beneficia em termos económicos, ambientais e sociais de uma forte aposta na investigação aplicada e na inovação.

“A investigação permite desenvolver novos sistemas produtivos, dinamizando fileiras produtivas tradicionais, reduzindo custos de contexto, tornando a produção agrícola mais eficiente e rentável”, refere na iniciativa, acrescentando que “a inovação cria oportunidades de negócio a produtos agrícolas tradicionais, permite a diferenciação de novos produtos, intensifica a internacionalização dos mesmos, bem como facilita a conquista de novos mercados mundiais”.

Ventura realça que a investigação científica na agricultura em Portugal “é crucial no combate às alterações climáticas e aos desafios em termos de alimentação, permitindo responder à procura de novas tendências em termos nutricionais e saúde humana”.

“Ao nível territorial é possível a utilização de forma mais sustentável os recursos endógenos, valorizando os territórios de baixa densidade”, salienta o parlamentar.

O grupo parlamentar do PSD considera que é urgente promover medidas que valorizem os produtos agroalimentares, através da definição de uma estratégia nacional para a investigação e inovação no sector agroalimentar, que envolva a comunidade científica e as organizações de produtores.

“Uma estratégia que coloque Portugal na linha da frente na área da investigação agrícola construindo redes de comunicação e de partilha do conhecimento com vista à dinamização dos produtos agroalimentares nacionais”, entende o social democrata.

O recente Programa Especifico para o Sector do Leite e Produtos Lácteos (PESLPL) aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros, que visa articular os instrumentos, políticos e financeiros, para se concertar as necessidades especificas do setor do leite, não faz referência nem à investigação nem à inovação, o que no entender do PSD revela uma “falta de visão estratégica” para o mercado do leite nacional, ainda mais quando se prevê que Portugal seja autorizado pela União Europeia em rotular as embalagens de leite e de produtos láteos com a indicação da origem portuguesa.

“Esta diferenciação será uma oportunidade de valorização dos produtos nacionais, mas cujo sucesso depende de um forte suporte científico”, conclui António Ventura.

 

Projeto de Resolução: Estratégia para a Investigação e inovação no sector agroalimentar

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-quer-investigacao-e-inovacao-no-setor-agroalimentar-para-valorizar-laticinios-portugueses/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.