PSD quer explicações sobre incongruências no processo de construção do Terminal de carga aérea nas Lajes

O grupo parlamentar do PSD/Açores questionou hoje o executivo regional sobre o que entende serem várias incongruências no processo de construção do Terminal de carga aérea, no aeroporto da ilha Terceira.

Num requerimento entregue no Parlamento açoriano, os deputados eleitos pela Terceira constatam que a construção de um novo terminal de cargas reveste-se de “elevada importância” para a “potenciação da economia da ilha e dos Açores”, lamentando que esta se arraste desde 2007, “altura em que o Governo regional anunciou a intenção de efetuar obras no valor de 6,5 milhões de euros”.

Os social democratas recordam que, em 2011, o atual presidente do Governo dos Açores, na altura secretário regional da Economia, “anunciou a existência de um projeto de construção para o Terminal de Carga na Base das Lajes”, tendo o mesmo sido remetido à Força Aérea Portuguesa.

Mónica Seidi, César Toste e Luís Rendeiro lembram ainda que este investimento fez parte do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), apresentado em 2015.

Sendo que, a 30 de março de 2016, foi publicado o concurso para a construção do Terminal de carga aérea na Terceira, com um preço base de 4,6 milhões de euros, e o projeto apresentado no local onde seria construído, os deputados do PSD/Açores querem perceber o porquê na obra nunca ter avançado.

Questionam, igualmente, como pode ter sido possível o inicio do procedimento concursal do investimento se apenas agora ficou concluído o processo burocrático relativo aos terrenos onde o mesmo se irá situar.

Finalmente, os parlamentares terceirenses querem saber como um investimento com a previsão de 4,6 milhões de euros passou para apenas 2,2 milhões, segundo informação da secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, na sessão plenária de abril de 2018.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-quer-explicacoes-sobre-incongruencias-no-processo-de-construcao-do-terminal-de-carga-aerea-nas-lajes/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.