PSD quer conhecer ponto de situação do concurso para transporte de carga aérea e correio para os Açores

Os deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionaram o Governo sobre o ponto de situação do concurso público para a prestação de serviços aéreos regulares no transporte de carga aérea e correio, entre o Continente português e os Açores.

Em pergunta entregue no Parlamento nacional, dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Berta Cabral e António Ventura reiteram que a capacidade de carga disponibilizada, nas ligações aéreas, “tem sido muito limitada”, o que, segundo os parlamentares, tem criado “dificuldades a diversos setores de produção e comercialização na Região”.

“Encontram-se nestas dificuldades de expedição de carga para o continente, produtos lácteos e cárnicos, o peixe e as próteas, confrontados com a falta de espaço nos transportes aéreos”, referem.

Os deputados açorianos recordam que já haviam solicitado, em maio de 2017, informações sobre este assunto e que, até agora, o Governo nunca se dignou responder, num claro desrespeito pelo Parlamento, ultrapassando os prazos legais para remeter a resposta.

De acordo com os deputados social democratas eleitos pelos Açores, esta situação tem criado um “crescente prejuízo” no planeamento, gestão e organização de algumas produções agrorrurais e agroalimentares.

“As incertezas na disponibilidade de carga aérea provocam constrangimentos que se repercutem nas fileiras produtivas, desmotivando os produtores e acentuando a incerteza dos rendimentos a obter”, constatam.

Desta forma, Berta Cabral e António Ventura querem saber em que ponto está a Resolução do Conselho de Ministros que autoriza o lançamento do concurso para o transporte aéreo de carga e correio para os Açores e se o executivo pretende, enquanto tal não se realizar, garantir a disponibilização de uma maior capacidade de carga entre o continente e a Região.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-quer-conhecer-ponto-de-situacao-do-concurso-para-transporte-de-carga-aerea-e-correio-para-os-acores/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.