PSD denuncia: resposta a requerimento desmente secretária regional do Ambiente

O deputado do PSD/Açores eleito pela ilha de São Jorge, António Pedroso, mostrou-se hoje surpreso com a resposta recebida ao requerimento “Irregularidades no funcionamento dos Centros de Processamento de Resíduos da Região“, por entender que esta desmente as afirmações da secretária regional do Ambiente.

Em causa está a resposta sobre os subprodutos de origem animal (SPOA) — vulgarmente conhecidos por carcaças de animais mortos — que o executivo regional tem recomendado aos agricultores que os enterrem nas explorações, e que agora vem assumir que “não existe, atualmente, qualquer razão de ordem técnica que justifique a recusa por parte dos Centro de Processamento de Resíduos” para a sua receção.

No entender do parlamentar social democrata, e após o avultado investimento efetuado na ilha nesta área, trata-se de “uma clara má gestão ambiental”, sendo que aos agricultores é dita uma coisa e ao parlamento outra.

Recorde-se que a 12 de outubro passado, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, em visita à obra de selagem do aterro municipal das Velas, em São Jorge, afirmou que a solução que o executivo açoriano tem recomendado aos agricultores é o “enterramento dos animais mortos nas suas explorações”.

A construção do Centro de Processamento de Resíduos de São Jorge foi um investimento superior a 6 milhões de euros e a selagem e requalificação das duas lixeiras na ilha terá um custo de 1,3 milhões de euros.

 

 

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-denuncia-resposta-a-requerimento-desmente-secretaria-regional-do-ambiente/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.