PSD denuncia incompetência na gestão das ligações aéreas à ilha Terceira

O presidente da Comissão Política de Ilha do PSD na Terceira denunciou hoje a já reincidente incompetência na gestão das ligações aéreas de e para a ilha Terceira, constatando que ter muitos socialistas terceirenses à frente dos destinos políticos da Região em nada tem beneficiado a ilha.

“A questão é saber para que serve a Terceira ter eleito seis deputados do PS e vários terceirenses constituírem o Governo regional (secretários e diretores regionais, incluindo o vice-presidente) se os problemas dos terceirenses persistem”, questiona António Ventura em comunicado.

Em causa estão os incumprimentos dos horários programados e cancelamentos de voos entre Boston e Oakland com a Terceira, operadas pela SATA, e o elevado preço dos bilhetes e a manifesta falta de lugares nas ligações interilhas.

Para António Ventura, estas situações não configuram “nada de novo”, sendo que “os problemas persistem ano após ano sem que o Governo regional consiga dar as necessárias respostas”, questionando “para que serve um Governo que não soluciona os problemas aos açorianos”.

O dirigente terceirense considera que “toda esta irresponsabilidade acontece pela mão do Governo regional”, apontando, como exemplo, a nomeação do novo conselho de administração da SATA, onde o seu presidente admitiu não perceber do negócio.

Também sobre a TAP, António Ventura sublinha que a Transportadora Aérea Portuguesa está, “também”, em constante incumprimento para com a Terceira.

“Temos recebido várias queixas de bagagens e encomendas comerciais que ficam na origem. São situações que lesam a economia da Terceira”, realça, acrescentando que o cancelamento e o incumprimento dos horários por invocadas “questões operacionais”, que incluem a “falta de pessoal”, como é referido por alguns operadores, acaba por favorecer outros destinos internacionais em detrimento dos Açores, o que assume uma situação absolutamente incompreensível e inaceitável.

O também deputado na Assembleia da República recorda que o PSD entregou no Parlamento nacional uma resolução, recomendando ao Governo que promova com urgência, junto da TAP, a normalização das ligações aéreas com as Regiões Autónomas e a prestação de assistência adequada aos seus passageiros, residentes e turistas.

“A TAP, deveria ser a primeira a reconhecer a importância das ligações aéreas para as Regiões Autónomas, tendo em conta os graves constrangimentos que estes cancelamentos causam aos seus habitantes”, lamenta o social democrata, salientando que “constrangimentos que, de igual modo, afetam à economia regional e agravam a discriminação interna entre portugueses”.

O PSD/Terceira considera que o Governo regional, como único acionista da SATA, e o Governo da República, como acionista maioritário da TAP, “são responsáveis diretos” pelas falhas permanentes das ligações aéreas com a Terceira, exigindo que assumam as suas responsabilidades políticas para melhorar as ligações aéreas de passageiros e de carga de e para a Terceira ao nível regional, com o continente e no âmbito internacional.

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-denuncia-incompetencia-na-gestao-das-ligacoes-aereas-a-ilha-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.