PSD defende “cultura escolar de cooperação” para reverter os fracos indicadores nos Açores

Maria CarreiroA deputada do PSD/Açores manifestou hoje, na Assembleia Legislativa Regional, preocupação com os resultados na área da educação, defendendo a aposta numa “cultura escolar de cooperação” para reverter os indicadores da Região.

“O grupo parlamentar do PSD/Açores está manifestamente preocupado com estes resultados. Somos da opinião de que a melhoria dos resultados só se atingirá mediante o desenvolvimento de uma cultura escolar de cooperação, ajustada às características da Região”, afirmou Maria João Carreiro, destacando como “princípios norteadores” o “alargamento da autonomia das escolas” e a “proximidade entre todos os agentes educativos”.

No entender da social democrata, “o saber é um bem inestimável, pelo que o conhecimento proporcionado pela Educação ao longo da vida deve ser encarado como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes, aptidões e da sua capacidade de discernir e de agir”.

“Saber é poder e a Educação é mais que uma simples aquisição de saber”, realçou a parlamentar.

Maria João Carreiro lembrou que, ao longo dos últimos anos, assistimos ao “aumento da despesa pública nos sucessivos orçamentos da Região no setor da Educação”, lamentando que, apesar disso, “continuamos a ser os primeiros dos últimos nesta área, a nível nacional e da União Europeia”.

A deputada acrescentou até que houve alguma “falta de ambição” durante muito anos, “em prejuízo da sociedade açoriana”.

“É necessário que continuemos a encarar a Educação como um contexto vivo no qual os alunos, pais, professores, comunidade educativa são peças fundamentais. Vamos estar atentos à execução das políticas aqui propostas e aos seus resultados”, salientou.

Segundo a parlamentar, investir na Educação é “investir no desenvolvimento das nossas ilhas”.

“Investir na Educação é abrir uma porta com vista à dinamização da criação de emprego para uma geração qualificada. Investir na Educação é garantir um caminho sólido e seguro para o futuro dos Açores, mas para que o futuro se faça presente é necessário lutar”, desafiou Maria João Carreiro.

A deputada deixou o compromisso de, “com empenho e determinação, escrutinar, fiscalizar a governação socialista, e apresentar propostas para uma melhor Educação”.

“Para uma Educação de sucesso”, concluiu.

 

 

 

 

+central

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *