PSD defende criação de unidades de ATL nas freguesias como política de proximidade (Vídeo)

escola_cribeiraA candidata do PSD/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira defende “a criação de condições para o funcionamento de unidades de ATL em todas as freguesias, estabelecendo opções que valorizem as políticas de proximidade ao nível da Educação. Devem ser realizadas parcerias com as autarquias e ser estabelecidos protocolos com as forças vivas de cada freguesia para que isso aconteça”, adiantou.

“Isso vai permitir às crianças realizarem atividades como a catequese, a prática de desporto ou o ensino da Música em horários apropriados e adaptados a cada realidade, libertando os pais da tarefa de as transportar, e dando-lhes mais tempo de qualidade para poder usufruir com os seus filhos”, frisou Judite Parreira.

A social democrata falava após a visita “a mais uma escola do 1º Ciclo que encerrou na Terceira, a escola da Casa da Ribeira”, lembrando que o encerramento da mesma “não se deveu apenas à diminuição do número de crianças, mas também à incompatibilidade do seu horário com o horário de trabalho dos pais, e até dos avós, a quem tantas vezes cabe a tarefa de ir levar e buscar os seus netos à escola”, referiu.

“Entendemos que é necessário adaptar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino às novas realidades e às novas necessidades das famílias, atribuindo-lhes uma maior autonomia na definição de horários. E isso só é possível através dos Contratos de Autonomia que pretendemos estabelecer com as mesmas”, explicou.

Para Judite Parreira, o encerramento das escolas de proximidade “está a ter um impacto extremamente negativo nas nossas freguesias, contribuindo para o seu envelhecimento e despovoamento, ou tornando-as meros dormitórios. Essa é uma questão para que o PSD alerta há muito anos, e a que os sucessivos governos socialistas não têm dado a mínima importância”, lembrou.

Para a candidata, a grave crise demográfica “que o país e os Açores atravessam é um desafio que temos que vencer. E só implementando políticas públicas amigas das famílias é que tal será possível”.

“As questões da natalidade não se resolvem só com apoios financeiros, mas com medidas que favoreçam a harmonização entre a vida profissional e a vida familiar”, acrescentou.

Judite Parreira sublinhou que “a implementação destas medidas terá, naturalmente um custo. Mas, para o PSD, o custo com a educação chama-se investimento. E é necessário investir no futuro das novas gerações, criando condições para que permaneçam nas suas terras, mantenham a sua cultura e as suas tradições, e para que criem laços às suas freguesias de origem, dinamizando-as e investindo nelas”.

A candidata do PSD/Açores entende que “esta é, também, uma forma de relançar a Terceira”, concluiu.

 

 

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-defende-criacao-de-unidades-de-atl-nas-freguesias-como-politica-de-proximidade-video/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.