PSD ainda aguarda saber qual o modelo da PAC que Portugal defende após 2020

Os deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionaram o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural sobre qual o modelo da Política Agrícola Comum (PAC), após 2020, que o Governo defende.

Numa pergunta entregue no parlamento nacional, António Ventura recorda que “persiste a crise no setor da bovinicultura de leite, marcada essencialmente, pelos baixos preços pagos aos produtores”.

“Perante esta evidente constatação, o ministro da Agricultura parece ter esquecido o setor da produção de leite, pois não se conhecem posições sobre matérias que estão a despoletar um aceso debate na União Europeia e que são importantes para Portugal, como o `Pacote do Leite´ e a Política Agrícola Comum 2020”, refere o social democrata açoriano.

Ventura entende que a PAC “está cada vez mais desatualizada”, necessitando de “novas abordagens políticas” e “novos conceitos de competitividade”.

“Defendemos que seja necessário um novo reconhecimento do agricultor enquanto produtos de alimentos e do seu papel social, que se implementem sistemas de proteção ao rendimento do agricultor, que se estabeleça uma nova definição de competitividade, protecionismo, especificidade, diferenciação e identidade para a agroruralidade, que se melhore o posicionamento dos agricultores na cadeia alimentar e nos mercados, que se assegure uma agricultura sem prejuízo, nos acordos comerciais multilaterais e bilaterais, e que tenhamos uma política agrícola direcionada, numa prioridade objetiva, para a criação de emprego, para o combate ao envelhecimento e para a fixação de população nos meios rurais”, destaca o parlamentar.

Para António Ventura, o Governo “não pode continuar a adiar esta discussão ou fazer de conta que não está a ocorrer um debate política na União Europeia”.

“Portugal está a ficar prejudicado pela inação do Governo”, lamenta o deputado dos Açores.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-ainda-aguarda-saber-qual-o-modelo-da-pac-que-portugal-defende-apos-2020/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.