PSD acusa Governo da República de “enganar os Terceirenses” sobre as soluções para as Lajes

O deputado do PSD/Açores, na Assembleia da República, acusou hoje o Governo de “possivelmente estar a enganar os Terceirenses, sobre a Base das Lajes e futuras soluções, já que publicamente diz uma coisa e negoceia, em segredo, o seu contrário”.

António Ventura afirma que “o Primeiro-Ministro convidou os chineses a investirem na Base das Lajes, mas as declarações do Congressista Devin Nunes afastam qualquer outro país da Base”.

O social democrata considera que “tudo indica que caiu a máscara ao Governo com as declarações de Devin Nunes ao dizer que a presença de estrangeiros perto da Base é inaceitável”.

António Ventura mencionou que “todas as vezes que questionou o Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o relacionamento do Governo Português com a nova Administração dos Estados Unidos, no que concerne à Base das Lajes e possíveis soluções, obteve sempre como resposta que estavam no bom caminho”.

O parlamentar estranha assim que “o Ministro Santos Silva e o Primeiro-Ministro António Costa não soubessem que o Governo dos Estados Unidos não queria estrangeiros por perto da Base”.

Ventura aponta que “ou o Governo Português foi enganado ou enganou os Terceirenses, sendo a segunda hipótese a mais provável”.

O deputado refere que Portugal e perante as declarações do Congressista Devin Nunes de que a Base das Lajes é um dos locais mais estratégicos do mundo “ganha algum poder reivindicativo e negocial que deve utilizar na próxima reunião bilateral, agendada para este mês”.

António Ventura espera, porém, que “este poder possa ser usado no interesse dos Açores e não ser trocado por outros benefícios distantes da Região”.

O eleito também estranha o silêncio dos dois Governos perante o que disse o Congressista Norte-Americano, “até agora ainda não existiram reações do Governo da República nem do Governo Regional às declarações de Devin Nunes, o que indicia que sabiam de tudo e por isso não ficaram surpreendidos”.

O parlamentar quer que “o Governo diga que temas vão ir para a mesa das negociações na próxima reunião bilateral e que garantias a este momento já possui da sua aprovação”.

António Ventura recorda que “o Governo apesar de ganhar algum poder reivindicativo, continua a ir fragilizado para a mesa das negociações, porque os seus parceiros de coligação, o BE e o PCP, são contra a presença de forças militares Norte-Americanas na Base das Lajes”.

 

 

 

 

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-acusa-governo-da-republica-de-enganar-os-terceirenses-sobre-as-solucoes-para-as-lajes/

2 comentários

    • José Artur Jacome Correa on 9 Maio, 2017 at 11:46
    • Responder

    “Todos”nós sabemos,embora de uma maneira empírica, que quem mandou,manda e mandará nas Lages,foram e são, os USA.Por isso,as declarações do Congressista Americano,não causaram qualquer surpreza.Os USA sempre assinaram e asssinarao,acordos conforme as suas conveniências. O poder de Portugal e dos Açores, nesta questão, é minimo. O passado e o presente,o confirmam.Tudo o mais,na nossa modesta opinião é show-off.

    • Marta Maria Soares Raposo de Medeiros Carvalho on 9 Maio, 2017 at 13:09
    • Responder

    o gOVERNO cENTRAL DE lISBOA,TEM DE CONFERENCIAR E OUVIR AS JUSTAS REIVINDICAÇÔES DOS aÇORIANOS.nÃO PODE DAR PREFERÊNCIA AOS SEUS PARCEIROS DE COLIGAÇÃO-pcp E be-EM ASSUNTO TÃO MELINDROSO E IMPORTANTE COMO A BASE AÉREA DOS aÇORES,SENÃO VOLTAMOS AO TEMPO DA EM QUE OS PROVENTOS DA bASE ERAM TROCA DE BENEFICIOS PARA O cONTINENTE EM DETRIMENTO DE BENEFICIOS PARA O aRQUEPÉLAGO,FALAVAM DE SALAZAR E FAZEM O MESMO OU PIOR AINDA.cHEGA…BASTA…QUEREMOS SER TRATADOS COMO PORTUGUESES IGUAIS AOS CONTINENTAIS.oU ENTÃO JOSÉ DE ALMEIDA TINHA RAZÃO-ESTÁ VIVO E ACTUANTE E A …

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.